Dia Mundial do Chocolate (7/07): mitos e verdades
Quer aproveitar o próximo Dia Mundial do Chocolate sem peso na consciência? Então, esse artigo é pra você. Confira os principais mitos e verdades!
Sabia que todo ano, no dia 7 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Chocolate? É a desculpa perfeita para poder comer quanto chocolate quiser, sem culpa. Essa data é uma homenagem ao doce queridinho do planeta, mas será que tudo o que falam sobre ele é verdade?
Tem quem acredite que chocolate dá espinha, vicia e até faz mal pro coração. Por outro lado, também tem gente que jura j-u-r-a-d-i-n-h-o que um quadradinho por dia ajuda a melhorar o humor, turbina a memória e ainda protege o corpo. No meio de tanta informação, fica difícil separar o que é real do que é lenda.
Então, se você procura uma desculpa pra se jogar numa barra ou caixa de bombom nesse dia especial, esse artigo é pra você. Vamos te contar os principais mitos e contar as verdades sobre esse doce que conquista gerações. Confira!
Quais são os tipos de chocolate e os seus benefícios?
Ok, não dá pra começar a falar do Dia Mundial do Chocolate sem passar pelos diferentes tipos que existem por aí. Cada um tem seu sabor, textura e também um jeitinho diferente de afetar o nosso corpo. Mas olha, não é só uma questão de gosto, viu? É preciso levar em consideração os benefícios de cada um também.
O amargo, por exemplo, costuma ter mais cacau e quase nada de açúcar. Por isso, é o mais indicado para quem busca algo mais saudável. Como ele é cheio de antioxidantes — que ajudam na circulação e até protegem o coração —, muita gente que quer cuidar da saúde acaba virando fã desse tipo.
Já o ao leite tem uma pegada mais doce, pois ele leva leite em pó e açúcar, o que o consequentemente o torna mais calórico. Mesmo assim, também pode trazer bem-estar, já que estimula a liberação de serotonina (o famoso “hormônio da felicidade”). E o branco? Esse nem leva massa de cacau, só manteiga do grão, o que o torna mais suave, mas menos nutritivo.
Tem ainda o ruby, que é o mais diferente de todos porque tem uma cor rosada natural e um sabor mais frutado. É o mais recente e até que agrada bastante a maioria das pessoas que provam.
10 mitos e verdades sobre chocolate
1. Chocolate causa espinhas?
Mito. Não há comprovação direta. O problema está no excesso de açúcar e gordura. Então, se sua pele já é oleosa, o exagero pode piorar.
2. Chocolate amargo faz bem pro coração?
Verdade. Ele é rico em flavonoides, que ajudam na saúde dos vasos sanguíneos. Mas tem que ser com alto teor de cacau (acima de 70%), ok?
3. Chocolate branco é chocolate de verdade?
Mito. Ele não leva massa de cacau, só a manteiga do grão. Ou seja, é feito do cacau, mas não tem os mesmos nutrientes.
4. Chocolate vicia?
Verdade. Ele estimula a produção de dopamina e serotonina, causando sensação de prazer. O consumo exagerado pode sim criar uma relação de dependência emocional.
5. Grávidas não podem comer chocolate?
Mito. Podem sim! Inclusive, estudos indicam que o consumo moderado pode até trazer benefícios, como reduzir o risco de pré-eclâmpsia.
6. Chocolate ajuda no foco?
Verdade. A teobromina e a cafeína presentes no cacau aumentam o estado de alerta e melhoram a concentração.
7. Chocolate light é mais saudável?
Depende. Alguns têm menos açúcar, mas podem conter mais gordura. Então, nossa dica é sempre ler o rótulo com bastante atenção.
8. Chocolate causa enxaqueca?
Depende. Algumas pessoas têm sensibilidade a substâncias presentes no cacau, como a tiramina e a feniletilamina, que podem desencadear crises. Mas não é uma regra geral.
9. Chocolate pode melhorar o humor?
Verdade. Ele estimula a liberação de endorfinas e serotonina no cérebro, substâncias ligadas à sensação de prazer e bem-estar.
10. Crianças não devem comer chocolate?
Mito. Acima de 2 anos, é permitido, mas com moderação. Contudo, o ideal é preferir opções com menos açúcar e mais teor de cacau.
Dia Mundial do Chocolate: aproveite sem culpa!
É, sabemos que chocolate é assunto sério. Há quem coma com culpa e até quem ache que precisa cortar de vez. Mas no fim, como tudo na vida, o importante é ter equilíbrio e fazer boas escolhas.
Contudo, saber o que realmente é mito e o que faz sentido já muda bastante a maneira como a gente se relaciona com esse doce tão querido, né? Nada de terrorismo alimentar por aqui!
E entre um quadradinho e outro, ainda dá pra aprender bastante sobre esse alimento que nos proporciona benefícios pra saúde e muitos momentos de felicidade.
E já que você chegou até aqui, que tal aprender um pouquinho mais sobre o assunto? O nosso artigo “Cacau saudável: os surpreendentes benefícios deste superalimento” está bastante completo, com mais motivos ainda para você incluí-lo na sua rotina (como se precisasse de mais, né?).